“Eu conservo a MISSA TRADICIONAL, aquela que foi codificada, não fabricada, por São Pio V no século XVI, conforme um costume multissecular. Eu recuso, portanto, o ORDO MISSAE de Paulo VI”. - Pe. R.-TH. Calmel, O.P.
“O conteúdo das publicações são de inteira responsabilidade de seus autores indicados nas matérias ou nas citações das referidas fontes de origem, não significando, pelo administrador do blog, a inteira adesão das ideias expressas.”

quarta-feira, 14 de fevereiro de 2024

Levanta-te e vai a Ninive - Jo III, 2

 "O maior sinal da ira de Deus sobre o seu povo, e o pior castigo que ele pode infligir sobre ele, neste mundo, é quando permite que, como punição por seus crimes, o povo caia nas mãos de pastores" - São João Eudes


Jejum e abstinência para a Quaresma

A Quaresma se aproxima, tempo de penitência, oração e esmola, da luta do bem contra o mal, da luz contra as trevas, contra o pecado, contra o mundo, contra a carne. Um combate que começa pela vitória, pela Cruz, para a luz, pela morte, pelo sepulcro, para a Ressurreição com o Cristo!

Sabemos que Paulo VI alterou as penitências (jejum e abstinência), tornando-as mais brandas, Constituição Apostólica Paenitemini, reduzindo os dias, extinguindo outras, por fim, tornaram-nas menos “rigorosas” e mais “fáceis” de serem praticadas pelos fiéis e de acordo com o mundo., que segundo o Pontífice, um dos motivos para o abrandamento das práticas de penitência seria “pela visão mais plena e profunda da Igreja e da sua relação com o mundo, com os “irmãos separados”, com as “religiões não cristãs” e ao “progresso da cultura”.

Monsenhor Lefebvre escreveu em 1982 pela ocasião da Quaresma: Os bispos pediram ao Concílio uma redução do jejum e da abstinência que estas prescrições praticamente desapareceram. Devemos reconhecer que este desaparecimento é consequência do espírito ecuménico e protestante que nega a necessidade da nossa participação para a aplicação dos méritos de Nosso Senhor a cada um de nós, para a remissão dos nossos pecados e a restauração da nossa filiação divina.

Segue Monsenhor: Enquanto no passado os mandamentos da Igreja esperavam:
- jejum obrigatório durante todos os dias da Quaresma, exceto domingos, nos dias de brasa, e diversas vigílias;
- abstinência em todas as sextas-feiras do ano, nos sábados da Quaresma e, em muitas dioceses, em todos os sábados do ano.
O que resta dessas prescrições hoje?
- jejum na Quarta-feira de Cinzas e na Sexta-feira Santa;
- abstinência na Quarta-feira de Cinzas e nas Sextas-feiras da Quaresma.

Eis o mundo, “se fosseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do meio do mundo, por isso o mundo vos aborrece”, Jo XV, 19.

Com a crise atual em que a Igreja foi mergulhada e que a cada dia do atual pontificado, Francisco I, se afunda mais e mais, com novidades terríveis, necessitamos de mais e mais penitências para que Deus abrande sua ira e nos dê bons sacerdotes, "Os maus sacerdotes são o maior castigo com que Deus aflige ao povo" (Santo Antonio Maria Claret) ou conforme São João Eudes: O maior sinal da ira de Deus sobre o seu povo, e o pior castigo que ele pode infligir sobre ele, neste mundo, é quando permite que, como punição por seus crimes, o povo caia nas mãos de pastores que o são mais de nome do que de fato, que mais exercem contra o povo a crueldade dos lobos famintos, do que a caridade dos pastores carinhosos, e que, em vez de cuidadosamente lhes oferecerem um repasto, despedaçam-no e o devoram cruelmente; em vez de levar o povo para Deus, vende-o para Satanás; em vez de dirigi-lo para o céu, arrasta-o consigo para o inferno; e, em vez de ser o sal da terra e luz do mundo, são o veneno e escuridão.

Levanta-te e vai a Ninive (Jo III, 2), assim ordenou Deus a Jonas, para que anunciasse aos ninivitas que por suas iniquidades a cidade seria destruída. Eles, porém, creram, fizeram penitências, ordenaram jejum público a todos os moradores, e até o rei levantou-se de seu trono, despojou de seu manto, cobriu-se de saco e sentou-se sobre as cinzas. Buscai o Senhor, disse Isaías, invocai-O enquanto está perto (Is LV, 6-7). Deus viu as penitências e não destruiu Ninive.

No Código de Direito Canônico de 1917 na Quaresma se faz o jejum simples, jejum completo, abstinência e abstinência parcial. Em outros dias no transcorrer do também se faz o jejum e abstinência.

O jejum simples consiste numa refeição completa e duas menores, que juntas são menores que uma refeição inteira, não sendo permitido comer entre as refeições, mas líquidos podem ser tomados. É permitido comer carne nos dias de jejum simples. A abstinência parcial e comutada com o jejum simples, é permitido comer carne na refeição principal e não nas refeições menores. Dias de jejum simples e abstinência parcial na Quaresma: segundas, terças, quartas (exceto Quarta-feira de Cinzas) e quintas.

Já o jejum completo e abstinência consiste em uma refeição completa e duas menores que juntas são menos que uma refeição inteira. Não é permitido comer carne de animais de sangue quente, molhos e sopas de carne. Não é permitido comer entre as refeições. Bebidas são permitidas. Na Quaresma os dias de jejum e abstinência são as Quarta-feira de Cinzas, toda sexta e sábado (no Sábado Santo até meia noite), e durante o ano em cada uma das Quatro Temporas (vide abaixo), nas Vigílias de Pentecostes, Assunção, de Todos os Santos e de Natal do Senhor em 24 de dezembro e toda sexta-feira do ano, exceto em dia de festa, se faz abstinência de carne (inclusive continuada por Paulo VI).

As Temporas:
Do Advento: Ocorre na terceira semana do Advento, após o Domingo Gaudete;
Da Quaresma: Após o Primeiro Domingo da Quaresma;
De Pentecoste: Celebrada na Oitava de Pentecostes;
De Setembro: Terceira semana de setembro, entre a exaltação da Santa Cruz (14 de setembro) e a festa de Nossa Senhora das Mercês (24 de setembro).

Quem tiver problemas de saúde que impeça ficar um período longo sem alimentar ou pelo seu estado, que exija esforço físico, faça uma penitência mais branda, até mesmo a de Paulo VI, procure uma orientação com seu padre, mas vamos dedicar nossas orações e penitências a Igreja neste doloroso momento de sua paixão, ofertamos a Deus pela conversão do Papa e do clero modernista, que possamos ter de volta uma cristandade.

Temos ainda o jejum eucarístico, antes de tomar a Comunhão, que deve ser de três horas ou uma hora para aqueles com problemas de saúde ou idade.

Façamos penitência e imploremos a misericórdia de Deus

Que Nossa Senhora das Dores nos assista nesta hora e na hora de nossa morte!
São Miguel Arcanjo, chefe da milicia celeste, rogai por nós!
São José, Patrono da Igreja, rogai por nós!

Roosevelt Maria de Castro